Dicas

Aproveite, mas com cuidado



* Blogs e fotologs são ótimas ferramentas para manter contato com parentes e amigos que moram em outras cidades ou países.
* Sites como YouTube, Orkut e outros podem ser usados para divulgar o trabalho de alguém da sua família – o grupo de música do seu primo, o restaurante do seu pai etc.

* Grupos de discussão podem ser úteis para você e seus colegas.
* A Wikipédia reúne muitas informações e é uma ótima fonte para iniciar as pesquisas escolares. Mas você deve pesquisar também em outros sites e livros para complementar, comparar e confirmar o que você encontrou na enciclopédia online. Como os sites em geral, a Wikipédia também pode ser vítima da ação de pessoas mal intencionadas que podem publicar informações falsas. Além disso, lembre-se que obter conhecimento passa por entender o conteúdo, refletir sobre ele tirando conclusões próprias e não simplesmente copiá-lo.

Segurança


Do que é preciso se proteger na internet

Talvez você não saiba o que estas palavras aí abaixo significam, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema deste tipo.

* Cyberbullying -
* Happy Slapping -
* Stalking Behavior -
* Phishing –
* Ameaça –
* Difamação, injúria e calúnia –
* Falsa identidade –
* Discriminação –
* Estelionato –
* Pirataria –
Crimes realizados através da internet podem levar a punições como pagamento de indenização ou prisão. As punições para menores de 18 anos são diferentes, mas elas existem – pode ser prestação de serviços à comunidade ou internação em uma instituição.
 
Como identificar alguém mal intencionado na internet
O assunto não é agradável, mas é preciso falar sobre ele. Assim como na vida real, na internet há adultos que sentem prazer em ver imagens de crianças e adolescentes e gostam de misturar essas imagens com pornografia.
Pessoas assim são chamadas de “pedófilos”. Usam a internet para se aproximar das suas vítimas – estão em redes sociais frequentadas por adolescentes, e às vezes também por crianças. Estão em salas de bate papo, MSN, blogs e fotoblogs.
Fingem ser da mesma idade e criam amizade usando as informações que as próprias crianças e adolescentes revelam. Por exemplo, podem fingir torcer pelo mesmo time que você, gostar dos mesmos filmes, das mesmas músicas – link para a história em quadrinhos “Fica comigo”.
Aos poucos, vão ganhando a confiança da criança ou do adolescente – pedem o número do telefone, o nome no Skype. Podem oferecer presentes, oportunidades imperdíveis ou até mesmo dinheiro. Podem convencer a criança ou o adolescente a ligar a webcam, para conseguir fotografá-la e filmá-la.
Essas pessoas revelam “segredos” delas para que você revele os seus – depois, vão usar isso para ameaçar você ou obrigar você a não contar a ninguém o que está acontecendo.
Se você está passando por uma situação assim ou conhece alguém que está enfrentando esse problema, procure um adulto – seus pais, um professor ou outra pessoa em quem confie.


Uso das telas digitais

Você faz bom uso das telas digitais?
Animações trazem dicas para o bom uso das telas digitais - Internet, celular, videogame e TV - dirigidas especialmente para os jovens. Essas apresentações podem ser usadas como ponto de partida para uma refelexão sobre o assunto. Confira.