Netiqueta


Na internet dá pra fazer muitas coisas boas e divertidas – jogar grátis, ouvir música, assistir vídeos, manter contato com amigos e encontrar novas amizades, descobrir coisas novas, fazer pesquisas e estudar… Mas existe um outro lado - ruim e perigoso, especialmente para as crianças e os adolescentes. Quanto mais informado a gente está, mais fácil é se proteger e aproveitar o que há de bom.


Ao utilizar a internet alguns cuidados devem ser seguidos para não prejudicar ninguém.



O que é Netiqueta?
Há algumas regras que devemos seguir para que a rede seja sempre um ambiente agradável e seguro para todos.Lembre que sempre há alguém do outro lado quando você manda um e-mail, faz um comentário numa rede social ou conversa no MSN. Não ofenda nem seja agressivo. Netiqueta é a combinação das palavras NET (rede em inglês) e ETIQUETA (regras para comportamento em sociedade) Trate o outro como você gostaria que ele tratasse você.

O que fazer >>Espere seu amigo terminar de falar quando estiver conversando com ele no MSN ou outro programa de chat. Não interrompa, não fale ao mesmo tempo.
>>Numa conversa ao vivo você pode ouvir o tom de voz ou ver as expressões da pessoa com quem está conversando. Na internet, só dá para saber o que a pessoa quer dizer pelo que está escrito. Por isso, escreva sempre de forma clara, para não haver mal entendidos.
>>O bom português também vale na internet e ajuda na clareza das mensagens. Como você aprendeu na escola, uma vírgula errada, ou a falta dela, pode mudar todo o sentido de uma frase.
>>É claro que é permitido usar termos próprios da internet (o internetês como aki, tc, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha, mas somente na comunicação online. Lembre que em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso adotar a linguagem formal e respeitar as regras gramaticais da mesma forma que na escola e para escrever redações – leia a história em quadrinhos “eGÍRIAS”.
"Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais", "Obrigado", são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome!
>>Se você receber mensagens mal educadas, encontrar algum site que fale mal de você, de seus colegas ou de alguém da sua família, não responda. Procure algum adulto – seus pais, seus professores ou algum parente.
>>Se receber links inapropriados, que você sinta que não deveriam ter sido enviados para você, não reaja: informe algum adulto – leia a história em quadrinhos “He-Man”

O que não fazer
#Abreviações e gírias que você usa na internet para a conversa ficar mais rápida não devem ser usadas em provas e trabalhos para a escola.
#Emoticons ajudam a esclarecer o que você quer dizer. Mas não exagere. Se escrever um e-mail para um professor, não use carinhas sorridentes, tristes ou outras expressões desse tipo.
#Não perturbe um amigo se o status dele indicar "ocupado" ou "ausente". Use estes status para mostrar quando você pode ou não falar com seus amigos.
#Ao escrever um e-mail, fazer um comentário num blog ou publicar alguma coisa num site de relacionamentos, use letras maiúsculas e minúsculas. Na internet, escrever com letras maiúsculas é o mesmo que GRITAR!
#Não repasse mensagens com correntes, piadas ou curiosidades, a não ser que a outra pessoa tenha pedido. Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas.


Cuidado com a Webcam




Segundo o estudo Geração Interativa na Espanha, 30% das crianças com idade entre 6-9 anos, alegou ter e usar a webcam, e o percentual atinge 55% em crianças e adolescentes com idade entre 10-18 anos. Devemos promover o uso responsável da webcam e prevenção de riscos a ele associados, entre crianças e adolescentes.
Alertando-os para alguns riscos inerentes à utilização desta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uso das telas digitais

Você faz bom uso das telas digitais?
Animações trazem dicas para o bom uso das telas digitais - Internet, celular, videogame e TV - dirigidas especialmente para os jovens. Essas apresentações podem ser usadas como ponto de partida para uma refelexão sobre o assunto. Confira.